Top 5 Melhores Repetidores De Sinal WiFi (Guia 2022)

Você, como eu, deve ser leigo nessa história toda de expandir sinal de wifi e, mais ainda, saber como se escolhe um aparelho com essa finalidade. ⚡️

Minha conexão não estava boa e eu baixei alguns aplicativos para fazer testes e descobrir o problema. Mas a conexão era boa, o problema estava no alcance.📶

São muitos pontos a ser observados e a gente não tem a menor noção do que procurar.

🥇‎ MAIS VENDIDO
Repetidor Expansor TP-Link Wi-Fi Network 300Mbps - TL-WA850RE
🥈 O MAIS POTENTE
Repetidor TP-LINK Wi-Fi AC1200Mbps 2 Ant Externas RE305
🥉 MAIS DISCRETO
Mini Repetidor Wi-fi - Wireless-N AP/Repeater/Router
TL-WA850RE, ‎TP-Link: Muito bom e discreto. Permite controle através de aplicativo para smartphone.
RE305, ‎TP-Link: Opera em duas redes. Muito bom para eliminar zonas de sombra. Funciona com qualquer roteador.
WR13, Mini Router: O menor repetidor de sinal que você vai encontrar. Ótimo para pequenos espaços .
🥇‎ MAIS VENDIDO
Repetidor Expansor TP-Link Wi-Fi Network 300Mbps - TL-WA850RE
TL-WA850RE, ‎TP-Link: Muito bom e discreto. Permite controle através de aplicativo para smartphone.
🥈 O MAIS POTENTE
Repetidor TP-LINK Wi-Fi AC1200Mbps 2 Ant Externas RE305
RE305, ‎TP-Link: Opera em duas redes. Muito bom para eliminar zonas de sombra. Funciona com qualquer roteador.
🥉 MAIS DISCRETO
Mini Repetidor Wi-fi - Wireless-N AP/Repeater/Router
WR13, Mini Router: O menor repetidor de sinal que você vai encontrar. Ótimo para pequenos espaços .

CLIQUE AQUI PARA VER OS MELHORES REPETIDORES DE SINAL WI-FI DE 2022

Por sorte meu sogro, que é engenheiro eletrônico e nerd convicto, me ajudou a entender de um jeito fácil e simples tudo que precisamos saber para acertar na compra do melhor repetidor de sinal wifi.

E já aviso que isso depende de como é seu espaço. 📡 Não é exatamente uma receita de bolo, ok? Você vai ter que aprender aqui para analisar aí, na sua realidade.

Esse foi o modelo que ele comprou:

CLIQUE AQUI PARA VER PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MELHORES REPETIDORES DE SINAL WI-FI DE 2022

Os Melhores Repetidores De Sinal (Um Guia Definitivo)!

TL-WA850RE, ‎TP-Link | Design discreto e melhor custo-benefício

Repetidor Expansor TP-Link Wi-Fi Network 300Mbps - TL-WA850RE

CONFIRA O PREÇO 👉

Olhando as resenhas dos usuários e assistindo a alguns vídeos percebi que esse modelo tem o melhor custo benefício. 🤑

Aqui não se trata de escolher o repetidor de sinal wifi mais barato do mercado. Tem que entregar qualidade. Afinal, de nada adianta levar para casa algo que não funciona, não é mesmo?

Tem que oferecer a qualidade inerente à sua categoria, fazer seu trabalho direitinho e com um preço atrativo, que realmente caiba no seu bolso.

O WA850RE tem aquele design discreto, permitindo que você o coloque em qualquer lugar da casa sem chamar atenção demais.

Repetidor Expansor TP-Link Wi-Fi Network 300Mbps - TL-WA850RE

As antenas internas deixam um visual bem clean, além de extremamente prático e fácil de utilizar, já que sua instalação consiste em apenas plugá-lo na tomada e realizar a configuração remota.🔌

Possui ainda um extensor de alcance com função de memória, que guarda todas as configurações, para que você não precise restaurá-lo a cada troca de rede. O modelo é compatível tanto em Windows como em diferentes dispositivos sem fio.

Além da ampliação do sinal, o repetidor da TP-LINK ainda conta com a função de redução de interferências de sinal, para que você possa navegar com ainda mais tranquilidade. Ou seja, ele é completo mesmo.

✔️ Prós:

  • Melhor custo-benefício
  • Visual clean e instalação bem fácil
  • Tem função redutora de interferências

Contras:

  • Não encontrei

RE305, ‎TP-Link | Duas bandas para conectar quantos dispositivos você quiser

Repetidor TP-LINK Wi-Fi AC1200Mbps 2 Ant Externas RE305

CONFIRA O PREÇO 👉

O RE305 permite que você mantenha mais dispositivos conectados ao mesmo tempo com suas duas bandas de 2.4GHz 300Mbps e 5GHz 867Mbps.

Ele tem um modo access point integrado. Basta plugar o cabo Ethernet em sua respectiva porta para transformar facilmente sua conexão de Internet cabeada em um access point wireless dual band. Depende do que você precisa. 🖥

Esse é um aparelho que opera com todos os roteadores Wi-Fi. Usando o aplicativo Tether, da TP-Link, dá pra configurar o repetidor de qualquer dispositivo Android ou iOS em minutos.

A instalação do repetidor de sinal é fácil e o app permite um gerenciamento avançado de rede a partir do seu celular.

Diferencial chamativo
Ele é um modelo mais “forte”, consome mais energia comparado ao WA850RE, mas era o que eu precisava. Aqui em casa usamos internet à fibra ótica e, se você tem também, já deve saber que, uma vez instalado o roteador, não é possível estender o fio e mudar de lugar com facilidade.​

Isso porque o cabo de fibra ótica não pode ser remendado ou partido, senão para de transmitir os dados. Sendo assim, tenho que ficar com meu roteador lá onde foi instalado, atrás do sofá da sala do térreo.

Depois de ter que atravessar o sofá, o sinal de wifi ainda precisa subir a escada e se espalhar pela sala de cima e outros cômodos até a varanda. Já adianto que isso não acontece e que na metade da sala ele já não pega direito.

Escolhendo esse modelo estou aceitando que vou pagar mais caro. Mas como falei antes, cada caso é um caso. Por isso é tão importante saber como avaliar sua real necessidade e evitar comprar um aparelho que vai te decepcionar. Quando a gente sabe o que precisa fica muito mais fácil! 😉


Agora presta atenção nisso daqui! O modelo 305RE possui uma função que veio facilitar nossa vida: a luz de posicionamento. Trata-se de uma luz indicadora que te mostra qual o melhor local da casa para você colocar o repetidor de sinal wifi. Não é maravilhoso?

Repetidor TP-LINK Wi-Fi AC1200Mbps 2 Ant Externas RE305

Também tem maior sensibilidade de recepção. Tem duas antenas externas. Uma recebe o sinal do seu roteador e a outra joga ele para o resto da casa.

E já que a antena que recebe o sinal é mais sensível, você consegue alavancar esse sinal mesmo a partir de pontos onde ele seja muito fraco.

Ah, um detalhe importante! A faixa de 5GHz é mais potente mas também tem menor alcance. Dependendo de como for seu ambiente ele vai funcionar melhor mais perto do repetidor de sinal wifi, ok? Avalie as condições da sua casa (você vai aprender a fazer isso mais adiante)

Outra coisa: o modelo 305RE gasta mais energia do que o WA850RE, com 7.3W contra 3W, respectivamente. É mais do que o dobro. Veja se isso é uma questão para você. Esse aparelho vai ficar ligado o tempo todo.

✔️ Prós:

  • Oferece duas bandas, o que não é comum para um repetidor de sinal
  • Propaga melhor o sinal do wi-fi
  • Conecta mais dispisitivos ao mesmo tempo

Contras:

  • Não é dos mais baratos, mas vale a pena

WR13, Mini Router | Repetidor de sinal wifi 300Mbps

Mini Repetidor Wi-fi - Wireless-N AP/Repeater/Router

CONFIRA O PREÇO 👉

Tamanho reduzido, design simples e botão Expansor de Alcance para aumentar a cobertura da rede wifi. A taxa de transmissão é de 300Mbps, a mínima que você deve buscar quando procurar um repetidor de sinal wifi.

Possui porta Ethernet que permite seu uso como adaptador wifi para dispositivos cabeados.

No meu caso tinha mesmo que ser o 305RE da TP LINK, já que o outro modelo não conseguiria passar por tantos obstáculos como o sofá de madeira, a laje, as plantas, enfim. Paguei mais caro mas hoje estou satisfeita.

Agora quero que você entenda como fazer para escolher bem e não se arrepender da sua compra, nem gastar mais do que precisa com um repetidor de sinal wifi.

O Wireless-N não se compara com o modelo anterior. Basta uma rápida olhada nos reviews do produto para entender o motivo.

Apesar do preço atrativo, há muitas reclamações sobre instabilidade de sinal. Acaba sendo necessário reconfigurar o aparelho que para de retransmitir o sinal wifi repetidamente.

Muitos usuários reclamando da perda de velocidade, chegando a demonstrar capacidade inferior que a do roteador que eles já possuem em casa. Com certeza um ponto pra ficar de olho.

Mas tem também usuários 100% satisfeitos. Ou seja, já disse e repito: aprenda a escolher o repetidor de sinal wifi que não vai te dar dor de cabeça.

Tudo depende da sua necessidade e de quantos obstáculos estão entre seu roteador e os aparelhos que vão receber o sinal.

✔️ Prós:

  • Tem opção de expandir o alcance com um botão
  • Pequeno e com design minimalista

Contras:

  • Apresenta alguma instabilidade no sinal

Range Extender, TP-Link | Três antenas poderosas para acabar com seu problema

TP-Link RE200 AC750 - Repetidor WiFi, Range Extender, 2.4GHz, até 745Mpbs

CONFIRA O PREÇO 👉

Qualquer pessoa consegue instalar. É um aparelho extremamente fácil de usar e competente, pois cumpre o que promete e não tem dificuldade.

Você consegue repetir um sinal de 50 Mbps de um ponto da casa para o extremo oposto com qualidade de sinal. Isso na frequência de maior alcance: a 2.4 GHz. Com certeza entrega boa conexão com 20m a 30 m de distância.

Quando você usa a frequência de 5.0 GHz, o sinal não chega tão longe, mas também não perde velocidade. Eu acho até que ela é mais rápida, mais potente. Sempre que o alcance permite, eu conecto nela.

Repetidor TP-Link WiFi Range Extender AC750 2.4GHz até 300Mpbs - RE200

Quando eu conto ninguém acredita: a instalação consistiu em apenas apertar o botão e ver o repetidor encontrar as redes 2.4G e a 5G. Ainda por cima ele mesmo renomeou a rede “repetida” com _ext no final do nome que já estava, o que foi ótimo. Não precisei configurar IP nem nada.

✔️ Prós:

  • Instalação muito rápida e fácil
  • Tem as duas bandas: 2.4 GHz e 5.0 GHz
  • Pequeno e discreto

Contras:

  • Não encontrei

N300 A9, TENDA | Duas antenas para garantir a conexão

Extensor Wifi 300Mpbs N300 2Ant Tenda A9 Tenda, Roteadores, PC, Laptop, Smartphone, Tablet, SmartTV, Branco

CONFIRA O PREÇO 👉

Fornece até 300Mbps em taxas de transmissão e é compatível com as principais marcas de roteadores padrão 802.11n sem fio e Wi-Fi DSL. Confira na caixa do seu roteador para checar essa informação.

Se não tiver a caixa, basta pesquisar o nome do modelo no Google e buscar as informações técnicas. Às vezes dá até para baixar o manual do roteador.

Achei muito útil a luz indicadora de sinal. Ela ajuda a encontrar a melhor posição para ótima cobertura Wi-Fi ao exibir a força do sinal onde você ligar o aparelho. Isso ajuda a cumprir a promessa de dar conta da sua casa toda.

O A9 também usa apenas um botão para efetuar a extensão, sinal LED inteligente, design para suporte na parede e compatibilidade universal.

Extensor Wifi 300Mpbs N300 2Ant Tenda A9 Tenda, Roteadores, PC, Laptop, Smartphone, Tablet, SmartTV, Branco

Ele promete cobrir a área de um apartamento inteiro se o usuário posicionar o aparelho no lugar indicado por esse LED inteligente, acabando com os pontos cegos.

Afirma que dá conta de múltiplos andares, superando barreiras como paredes de concreto.

Instalação super fácil: pressione o botão WPS do roteador sem fio e depois, dentro de dois minutos, pressione o botão Estender Alcance.

Eu não conhecia essa marca, mas me chamou atenção pelo preço e pelas resenhas positivas.

✔️ Prós:

  • Transmite 300 MBps com 2 antenas externas de 3dBi que reforçam o sinal para estender a cobertura wifi.
  • Seu LED indicativo de força de sinal wifi inteligente ajuda a escolher o local ideal facilmente.
  • Preço muito bom pelo que oferece

Contras:

  • Não faz milagre, então tire o que for possível do caminho do sinal

IWE 3001, Intelbras | LED facilita instalação e mostra força do sinal

Repetidor Wireless IWE 3001, Intelbras , Branco

CONFIRA O PREÇO 👉

Preço competitivo e instalação simples podem resumir esse aparelho. Você consegue colocar pra funcionar sem muito esforço. Mas, segundo resenhas sobre o produto, ele vem com um firmware antigo.

Sendo assim, se sua rede variar o repetidor perde o sinal. Nesse caso é preciso desligar e ligar novamente o repetidor de sinal wifi para resolver o problema.

Repetidor Wireless IWE 3001, Intelbras , Branco

Uma solução mais definitiva é atualizar o firmware através do site da Intelbras. O processo não é complicado mas pode ser um empecilho para quem não tem muita noção de informática.

✔️ Prós:

  • Transmite na frequência 2.4 ghz
  • Seu LED indicativo de força de sinal wifi inteligente ajuda a escolher o local ideal facilmente.
  • Bom custo-benefício

Contras:

  • Atualização de firmware pendente

Perguntas Frequentes

Como escolher o melhor repetidor de sinal wifi?

Não é à toa que já existem tantos modelos diferentes no mercado. Wifi fraco é um problema muito comum, infelizmente. E com tantas opções à venda, pode ser complicado escolher o que melhor se encaixa na sua situação.

De leigo para leigo, fica aqui o guia mais completo que consegui montar para que você, que não tem um sogro que manja muito de eletrônica, também consiga fazer uma boa compra e não assistir mais às lives travadas pelo Instagram.

Graças ao bom Deus e à tecnologia descomplicada, hoje já não precisamos contratar o “rapaz da informática” para esse tipo de coisa. Óbvio que cada fabricante tem uma coisinha ou outra diferente, mas não varia muito.

Só que antes de tudo você precisa entender como funciona o sinal de wifi e porque o bendito falha justo naquele nosso lugar favorito da casa (é, naquele cantinho do sofá). Fica esperto porque às vezes você consegue melhorar muito seu sinal sem nem usar um repetidor.

Para que serve um repetidor de sinal wifi?

Ele tem como principal objetivo fazer com que o sinal chegue por completo em áreas bloqueadas por alguns dos empecilhos mencionados anteriormente. Ou seja, ele vai chegar “cheio” lá naquele cantinho gostoso do sofá.

É como se ele pegasse o sinal caindo e jogasse para cima, impulsionando esse sinal para mais longe com mais qualidade.

Além disso, os repetidores de sinal wifi também podem ser utilizados como adaptadores sem fio, para conectar alguns dispositivos através do cabo. Bem útil, né?

O que atrapalha o sinal wifi?

Tudo! Hahaha! Rindo de nervoso, mas é verdade. O wifi queria ser livre e feliz mas se sente miserável em nossas casas e faz drama o dia inteiro, como você bem sabe. Vidros, portas, paredes, espelhos, então, nem se fala!

Tudo atrapalha o sinal. Até mesmo a umidade do ar, para os aparelhos que trabalham com a frequência na faixa de 5 GHz, influencia na perda de sinal.

Além disso, a distância do roteador até o aparelho que precisa do sinal de wifi influencia na sua qualidade. Quando mais longe, pior, pois vai ter que superar maior distância e mais obstáculos para chegar são e salvo ao dispositivo.

Interferências eletrônicas podem atrapalhar o sinal wifi?

“Ah, mas eu moro num loft, sem obstáculos, conceito aberto estilo Irmãos à Obra. Qual o problema do wifi aqui?”. Aí, queridão ou queridona, entra o perigo invisível.

Já não são mais as paredes, o guarda-corpo da escada ou aquele monte de plantas que nós sabemos, você vai matar antes mesmo do Natal.

Existem outros aparelhos que podem estar usando a mesma frequência que seu wifi. Isso atrapalha tudo! Imagina suas três vizinhas fofoqueiras falando ao mesmo tempo por cima do muro? Ninguém entende nada!

Dá vontade de jogar um sapato em cada uma e correr pra dentro de casa. E como identificar os “invisíveis” que estão atrapalhando? Não é assim, bebê…

Não adianta identificar porque você não vai poder alterar as frequências do seu telefone sem fio, seu microondas e tudo seu que usa bluetooth, por exemplo. Aí cabe tentar alterar um pouco a frequência do seu roteador, isso sim. Altera ele que vai dar tudo certo.

Altere o canal dessa rede sem fio. Vai cortar a língua das fofoqueiras invisíveis da sua casa em 3, 2, 1. Pronto. Nem precisou chorar em posição fetal.

Aliás, pode ser que você nem precise de um repetidor de sinal wifi se conseguir mudar algumas coisas na sua casa! Mais adiante eu falo sobre isso.

É um pouco difícil, mas não é impossível e vale considerar antes de gastar com um repetidor de sinal wifi que, na verdade, você pode nem estar precisando tanto assim.

Como alterar a frequência do meu roteador wifi?

Vai lá no seu roteador e olha embaixo dele. Geralmente tem escrito o número do IP do roteador em algum adesivo. A sequência de números mais comum é essa: 192.168.0.1. Agora abre uma janela de algum browser ( Google Chrome, Firefox, Internet Explorer) e digita esse número, dá enter e depois conecta com um nome de usuário e uma senha. A partir daí você entra no painel de configurações do roteador.

Na opção Wireless temos uma opção chamada Channel, ou Standard Channel. Se seu roteador estiver em português, é provável que apareça como Canal. É aí que o ponto de acesso define o canal do seu roteador.

Pode ser que seu dispositivo tenha opção de busca automática pelo canal menos tumultuado. Se não tiver, basta escolher o que apresente menos interferências.

Como aumentar estabilidade e desempenho na minha rede doméstica?

Para as redes de frequência 2,4 GHz é comum que existam canais que vão de 1 a 13. Cada país define seu esquema de canais. Com essa relativa abundância de canais disponíveis, recomendo fazer o seguinte: espaçar as redes pulando algumas para dar a distância segura entre uma e outra.

Por exemplo, escolhendo as frequências 1, 5, 12. Canais muito próximos também causam interferência, mesmo que em menor intensidade que os canais “trepados”.

OK, não adiantou “limpar” os canais para que o wifi corra livre pela casa. Ainda há esperança! Estamos falando de um sinal que é transmitido por um dispositivo limitado.

Porém essas limitações podem ser resolvidas sem dificuldade com o aparelho correto, o repetidor de sinal wifi. Vamos aprender a comprar o certo!

Como configurar repetidor wifi?

Precisando aprender como configurar o repetidor de sinal wireless? Deu sorte, porque hoje os modelos que estão no mercado facilitam nossa vida. Comece colocando o repetidor de sinal wireless na tomada.

Caso você tenha a opção de chave, escolha a opção “Repeater”. Agora é só conectar a um computador, celular smartphone ou tablet à essa rede de internet wi-fi que o próprio repetidor de sinal passa a emitir.

Como configurar repetidor wifi pelo celular?

Muito fácil: abra as configurações do seu telefone celular e escolha a opção “Conexões”. Depois vá em “Ancoragem e roteador Wi-Fi”. Agora acesse o roteador Wi-Fi do celular e escolha um nome e uma senha para a rede sem fio. Alguns repetidores fazem essa parte sozinhos e até nomeiam a segunda rede pra você.

Repetidor wifi é bom?

Repetidor de sinal resolve muitos problemas com alcance de conexão. Para mim é indispensável. Inclusive demorei muito para comprar o meu. Recomendo a todos os amigos que tem esse tipo de problema em casa e até mesmo no trabalho. Pode comprar sem medo.

Qual é o melhor repetidor de sinal Wi-fi?

Hoje tem muitos modelos muito bons e com preços bastante acessíveis. Eu recomendo mais esses três:

🥇 TL-WA850RE, ‎TP-Link: Muito bom e discreto. Permite controle através de aplicativo para smartphone.
🥈 RE305, ‎TP-Link: Opera em duas redes. Muito bom para eliminar zonas de sombra. Funciona com qualquer roteador.
🥉 WR13, Mini Router: O menor repetidor de sinal que você vai encontrar. Ótimo para pequenos espaços .

Mas observe as demandas e particularidades do seu espaço. Ele que vai dizer qual modelo vai ser melhor você adquirir.

Como funciona repetidor de sinal de Wi-fi?

Sua função principal é captar o sinal de Wi-Fi que vem de seu roteador (e só te faz passar raiva) e aumentar o alcance dele.

Depois de captar esse sinal fraco, ele faz a retransmissão para as áreas mais distantes que antes não eram alcançadas pelo modem.

É comum pensar que a internet retransmitida pelo repetidor perde a qualidade, mas não é assim. Se a sua Internet está perdendo velocidade, o repetidor de sinal não é o culpado.

Tente reiniciar o modem e, se o problema persistir, entre em contato com seu provedor de internet.

Onde colocar repetidor de sinal?

Plugue diretamente numa tomada ou até mesmo numa extensão de energia. É bom escolher o local mais alto possível que pegue o sinal do modem.

Quanto menos coisas no caminho desse sinal, melhor. Dica: espelho deixa o sinal de wifi meio “maluco”. Evite conectar próximo deles.

Como os repetidores funcionam plugados diretamente em uma tomada, a escolha do lugar ideal pode ser um pouco problemática.

Portanto, a dica é escolher o local mais alto possível – desde que o sinal principal chegue até lá e o produto consiga cobrir a área desejada.

O que é um repetidor de sinal?

É um aparelho que consegue aumentar o alcance do seu sinal de wifi emitido pelo modem. Com ele você consegue se conectar estando mais longe do sinal original do seu modem, além de conseguir conectar mais dispositivos a sua rede.

Como instalar repetidor de sinal com cabo?

Alguns modelos já configuram tudo automaticamente. Você só tem que selecionar algumas opções através do celular smartphone, do tablet ou do seu computador.

Se não for o caso, provavelmente você consegue se resolver digitando o IP do repetidor. Logo será solicitado nome de usuário e senha, insira admin em ambos os campos.

Esse é a configuração comum de fábrica. Depois você pode alterar para qual você quiser.

O que significa repetidor 300mbps?

Essa informação técnica que dizer que o aparelho suporta até 300 Mbps, o que é uma boa velocidade. É a mais comum disponível no mercado e é bom se manter nela.

Evite pegar repetidores com menor capacidade de transmissão de megabytes.

Como instalar um repetidor de sinal Intelbras?

Ele é um dos mais vendidos. Para instalar, primeiro você precisa ligar numa tomada e configurar o seu repetidor.

Quando ligar, escolha a rede que deseja repetir e, caso sua rede já tenha uma senha, insira no campo “Informe a senha da rede Wi-Fi”.

Depois é só clicar no botão “Salvar” e “Finalizar”. Depois confirme vendo o LED para saber se a configuração foi realizada com sucesso.

O que comparar nos repetidores de sinal wifi?

Muita gente encontra severa dificuldade na hora de comparar produtos de tecnologia sem o devido conhecimento técnico.

A linguagem é uma barreira limitadora para o público leigo conseguir consumir mais assertivamente esse tipo de produto, o que gera muita insatisfação.

Não bastasse parecer uma linguagem alienígena para muitos, as informações disponíveis não fazem nenhum sentido para a maioria das pessoas.

Passa a ser necessário ter um conhecimento prévio de informática para não se enrolar nesse mar de informações aparentemente desconexas e incongruentes.

Mas isso não vai te impedir de conseguir escolher qual o melhor repetidor de sinal wifi para você! A ideia aqui é resolver o problema para você, facilitar sua vida o tanto quanto for possível.

Aprenda agora quais são as características mais relevantes a serem consideradas quando for escolher seu produto.

Cada uma vai ser explicada de forma simples e acessível pra você não ficar boiando na frente do vendedor. Não vai ter erro!

Taxa de Transmissão
É simplesmente a quantidade de informação que o aparelho consegue transmitir por segundo. Ou seja, isso vai influenciar diretamente na entrega que o repetidor de sinal dissipa para toda a casa.

Para te dar uma noção, as taxas de transmissão que você deve buscar quando for pesquisar por seu repetidor de sinal wifi devem ter a partir de 300 mbps. Essa é uma velocidade considerada satisfatória.

Avalie se sua casa oferece muita ou pouca dificuldade de propagação do sinal de wifi. Caso a dificuldade seja muita, aposte numa taxa de transmissão mais elevada para não se arrepender futuramente. Entenda seu problema para acertar na solução.

Um detalhe importante que não deve ser deixado para trás: a taxa de transmissão vai somente aprimorar a entrega do sinal.

O que de fato define a velocidade da sua internet é o seu pacote de dados. Aqueles bites que você contrata com seu operador de internet.

Às vezes a velocidade contratada é insuficiente se você tem um adolescente jogador de jogos online, por exemplo.

Alguns jogos são pesados! Baixar muitos arquivos e fazer streaming o tempo todo também pesa na sua rede. Suga tudo – dependendo, claro, do seu pacote de dados. Analise esse ponto!

Antenas
Os repetidores de sinal wifi também possuem antenas, assim como os roteadores. Elas vão variar entre antenas externas ou internas. São elas que influenciam diretamente na ampliação do campo de sinal.

Isso significa que buscar por um repetidor de sinal wifi com maior numero de antenas implica em uma maior área a receber o sinal emitido.

Mas lembre-se e não se iluda. Não adianta ver uma antena grandona e achar que é ela! As antenas não têm influência em absolutamente nada no que tange a velocidade da internet.

Um repetidor de duas antenas, por exemplo, tem nelas as funções específicas de uma receber o sinal wifi enquanto a outra replica esse sinal pelo ambiente.

Já os modelos com apenas uma antena usam a mesma para realizar ambas as funções, sempre intercalando essas atividades.

Alcance

Agora presta atenção! Esse ponto faz muita diferença na escolha do repetidor de sinal wifi! Inclusive, após escolher seu repetidor de sinal, escolha com cuidado onde ele vai ficar posicionado pois isso será crucial para que todo o ambiente seja contemplado com o sinal de wifi.

Tendo o ponto do repetidor já definido na sua casa, vai ficar mais fácil calcular quanto de alcance você precisa para abranger todo o ambiente.

Existem taxas de até cerca de 300 metros de alcance (bastante, né?!). Um número muito bom para casas maiores ou nas quais o objetivo é alcançar áreas externas de churrasqueira, quintal, piscina, terraço, varanda, enfim. Basta planejar e medir antes de comprar o repetidor de sinal wifi.

Economia de energia

Nem preciso dizer que esse repetidor de sinal que você vai comprar tem que trabalhar o dia inteiro, certo? Tudo hoje está conectado.

Ele não vai ter descanso! Por isso, ao procurar um repetidor de sinal, é preciso ficar atento ao consumo de energia.

Ele precisa ser capaz de entregar a qualidade esperada sem que afete significativamente os kilowatts/hora da sua conta de luz, certo?

E qual informação você deve pesquisar acerca disso? Busque por repetidores de sinal que consumam até 3W, o que já se pode considerar um consumo econômico.

Repetidor, antena e powerline não são a mesma coisa
Eu sei, você sabe, é tudo confuso. Mas a gente não precisa de mais essa dúvida atrapalhando a escolha do seu aparelho repetidor de sinal wifi.

Todos os três tipos servem para otimizar a conexão? Sim. Mas essa é a única coisa em comum que eles têm. Basta observar as especificações técnicas de cada para notar as diferenças.

A função do repetidor você já sabe: é receber e repetir o sinal wifi, garantindo que a internet chegue em todas as áreas da casa, até as mais difíceis.

É um aparelho indicado para locais com muitos obstáculos (cômodos, repartições e paredes comuns, paredes com tubulação, por exemplo).

Já as antenas são utilizadas para amplificar ainda mais o sinal do roteador. Aqui é ideal usar em locais que não existem obstáculos físicos, como paredes (acho que não é o caso da sua casa).

A powerline tem o objetivo principal de realizar a distribuição de sinal wifi através das tomadas da rede elétrica.

O único porém é que deve ser utilizado com o repetidor e não vai servir de nada pra você aumentar o alcance do sinal wifi.

Conclusão

Se você conseguir reorganizar sua casa (claro que não estou falando de colocar paredes abaixo, ok?) de modo que o sinal de wifi consiga fluir mais livremente, faça isso e analise se ainda considera que precisa do repetidor de wifi.

Se ainda tem um sinal de wifi capenga, analise mais uma vez o quanto de obstáculos esse sinal wifi está enfrentando para chegar onde você precisa.

Conte quantos metros dele até onde pretende instalar o repetidor de sinal wifi. Calcule quanto de alcance seu repetidor vai precisar ter para funcionar de maneira eficiente e eficaz!

Escolha uma boa marca. É claro que aqui estou apenas contando minha experiência e sugerindo o que funcionou para mim, mas não podemos deixar de levar em consideração que a TP LINK é uma das líderes mundiais e aqui no Brasil acredito que somente a Intelbras pode ser considerada uma concorrente à altura.

Além disso, é sempre bom conferir se existe assistência técnica da marca escolhida na sua cidade.

Sem dúvida alguma agora você não terá problema na hora de comprar o seu aparelho, ou mesmo ajeitar as coisas aí e melhorar seu sinal sem precisar do repetidor.

É sempre bom poupar uma graninha. Mas de qualquer jeito, agora você já sabe todas as características que devem ser observadas para escolher o melhor repetidor de sinal wifi para sua casa!